-
Arquitetos: MINIMO
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Davit Ruiz
-
Fabricantes: Ikea, Inalco, Kommerling, PINAR MIRÓ
Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação deste apartamento, situado numa torre de treze pavimentos em um bairro residencial de Madri, teve um desafio fundamental: como gerar um espaço fluido e integrar as inúmeras tubulações e estruturas verticais que existem num edifício deste porte sem perder a altura do pé-direito, valorizando ainda a generosa iluminação natural do seu perímetro?
A resposta está na clareza e no aconchego dos espaços da arquitetura paulista, onde a crueza das estruturas e instalações aparentes coexistem com os materiais cuidadosamente escolhidos, como a madeira ou o mosaico hidráulico.
Assim, unificamos o espaço principal da casa (sala de estar, cozinha e sala de jantar) por meio de um revestimento em ladrilho hidráulico que combina peças lisas (nas arestas) e peças geométricas (no espaço central) e que, juntamente com a laje de concreto armado original, cria um espaço contínuo articulado pela única peça que interrompe a visão horizontal deste espaço: o armário de madeira independente da cozinha.
O restante da casa é resolvido com simplicidade: os banheiros são acondicionados em espaços contíguos para reduzir as instalações hidráulicas e os dormitórios são separados dos espaços comuns por aberturas profundas que contêm o armário e os isolam da atividade do espaço de estar.
A casa é uma cobertura, um piso e um móvel.